terça-feira, 22 de setembro de 2009
Consumo consciente x Consumo responsável
Em 2010...
O que aprendi no ano de 2009
Como lidar com a diferença em nossa sociedade
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Responsabilidade Social
Atitudes de resultado positivo
Lembre - se, que você se torna bem - sucedido quando ajuda outras pessoas a serem bem – sucedidas.
Ter idéias é uma coisa, porém aquilo que você faz com as suas idéias é uma coisa totalmente diferente.
Liderar e liderança
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Criatividade 0
10 Mandamentos
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS
Os 10 mandamentos são regras éticas que podem nos ajudar e alegrar no dia - a - dia.
Apesar de algumas pessoas não obedecerem, as que obedecem são bem RECOMPENSADAS.
Regras de Convivência
Leve em consideração que grandes amores e conquistas envolvem grande risco.
Quando você perde, não perca a lição.
Siga os três R's:
-Respeito a si mesmo;
-Respeito aos outros;
-Responsabilidade por todas suas ações;
Não deixe uma disputa por questões menores ferir um grande amigo.
Quando você perceber que cometeu um erro, tome providências imediatas para corrigí-lo.
Abra seus braços para mudanças, sem abrir mão de seus valores.
Lembre-se que o silêncio é algumas vezes a melhor resposta.
Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez.
Uma atmosfera de amor em sua casa é o fundamento para sua vida.
Compartilhe o seu conhecimento. Esta é uma maneira de alcançar a imortalidade.
Seja gentil com a terra.
Uma vez por ano, vá a algum lugar que você nunca esteve antes.
Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor mútuo excede o amor que cada um precisa do outro.
Julgue o seu sucesso por aquilo que você teve que abrir mão para consegui-lo.
Valorize o amor, a amizade, a saúde, mais que o dinheiro.
O Ser e o Ter: a sua Importância na Formação da Moral do Direito
Ética e sua importância
Numa definição bem geral, como disciplina ou campo de conhecimento humano,
ética se refere a teoria ou estudos sistemáticos sobre a prática moral. Dessa forma ela analisa e
critica os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais.
A política e os políticos nacionais
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
O epreendedorismo social
De maneira mais ampla, o termo pode se referir a qualquer iniciativa empreendedora feita com o intuito de avançar causas sociais e ambientais. Essa iniciativa pode ser com ou sem fins lucrativos, englobando tanto a criação de um centro de saúde com fins lucrativos em uma aldeia onde não exista nenhuma assistência à saúde, como a distribuição de remédios gratuitos para a população pobre.
Origem
Os termos empreendedor social e empreendedorismo social são traduções de termos originários da língua inglesa (social entrepreneur e social entrepreneurship), sendo utilizados pela primeira vez em inglês entre as décadas de 60 e 70. Entretanto, o termo foi de fato difundido durante as décadas de 80 e 90 por Bill Drayton, o fundador da Ashoka Empreendedores Sociais, e por Charles Leadbeater, escritor inglês.
Embora o termo seja relativamente recente, o empreendedorismo social é uma atividade antiga com vários exemplos ao longo da história. Durante os séculos XIX e XX, os empreendedores sociais mais bem sucedidos promovendo avanços quanto à serviços públicos como saúde e educação junto à sociedade civil, ao governo e ao mundo de negócios.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Vídeos do meio ambiente
Não estou conseguindo colocar os vídeos. Espero que a senhora entenda. :)
segunda-feira, 29 de junho de 2009
- Primárias ou rurais - Agrícolas, garimpo, pesca artesanal.
- Secundárias - Industriais e de construção civil.
- Terciárias - Comércio, serviços e administração pública.
Atualmente, com os modernos sistemas de transportes e de comunicações, ampliaram-se a industrialização e a oferta de serviços no campo. Nas modernas agroindústrias, as atividades industriais e de serviços empregam mais pessoas do que as atividades agrícolas ou primarias.
O setor Industria, ou secundário também vem sofrendo modificações. Até o fim dos anos 1970 e começo dos anos 1980, a maioria dos trabalhadores da industria trabalhavam em linhas de montagem, realizando tarefas mecânicas e repetitivas. Atualmente, as linhas de montagem dessas indústrias tem elevados índices de robotização e informatização da produção, utilizando numero reduzido de trabalhadores.
As atividades terciárias empregam um numero crescente de trabalhadores. Assim, a maioria dos empregados das industrias de ponta estão prestando serviços.
domingo, 28 de junho de 2009
Poluição da água: As águas subterrâneas, os rios, lagos e mares são o destino final de todo poluente solúvel lançado no ar e no solo.A poluição da água tem causado sérios problemas ecológicos, no Brasil, em rios como o Tietê (SP) e Paraíba do Sul(SP-RJ). A maior responsabilidade pela devastação da fauna e pela deterioração da água nessas vias fluviais cabe às indústrias químicas instaladas em suas margens.
Poluição atmosférica: A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas só1idas no ar.
Poluição do solo: A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa, da sua rua, do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas .
Poluição visual : E o exesso de elementos ligados a comunicaçao viasual (como cartazes, anuncios, propagandas, banners, totens, placas etc.).
Poluição sonora: A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som em grande quantidade, muito acima do tolerável pelos organismos vivos, através do meio ambiente.
Poluição luminosa : Existem várias poluições que afetam o ambiente, uma delas é a poluição luminosa, que é a menos conhecida dentre todas. A poluição luminosa é causado pelo mal uso das luminárias, em ruas, praças ou residências, mandando parte da luz para o espaço.
sábado, 27 de junho de 2009
quinta-feira, 25 de junho de 2009
De qualquer forma, os descartáveis fazem um grande mal à Natureza porque, em geral, não se degradam e ainda ocupam lugar nos aterros sanitários, diminuindo as suas vidas e exigindo a busca de outros sítios para novos aterros.Alguns autores citam a teoria dos 3 R’s quando tratam do assunto resíduo. Vamos, resumidamente, conhecer de que se trata.
O primeiro R significa Reduzir a geração de resíduos.
O segundo R significa Reutilizar o resíduo.
O terceiro R significa Reciclar o resíduo.
Falemos do primeiro R (reduzir) que é a forma mais interessante para a preservação ambiental ou a preservação dos recursos naturais. Ele nos ensina e nos mostra como fazermos para reduzir nosso lixo preservando muito o meio ambiente.
Falemos do segundo R (reutilizar). Tal forma de tratar o lixo já usado outra vez ao invés de jogá- lo fora.
Finalmente, o terceiro R que significa reciclar, ou seja, aproveitar a matéria prima embutida no resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, como exemplos, os pneus, para produzir tapetes de borracha.
A camada rígida (sólida) mais externa da Terra é a litosfera e é constituída essencialmente por rochas. As rochas são agregados de minerais, e diferem entre si basicamente pela composição mineralógica e pela textura (tamanho e forma dos grãos minerais e o modo como estes estão dispostos). A mineralogia e a textura que caracterizam a rocha são determinadas pela sua origem geológica, ou seja, onde e como se formou.
Quanto à sua origem, podemos considerar três tipos básicos de rochas:
Rochas Magmáticas - formadas por solidificação de rochas fundidas (magma);
Rochas Sedimentares - formadas por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos;
Rochas Metamórficas - formadas pela transformação de rochas pré-existentes no estado sólido devido ao aumento da pressão e da temperatura.
quinta-feira, 12 de março de 2009
Aspectos da população e soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Aspectos da população brasileira De acordo com dados de 1993, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)1, a população brasileira totaliza 151.523.449 habitantes, com densidade demográfica média de 17,7 habitantes por km2. A população urbana corresponde a 75,4% do total e a composição étnica da população inclui 55,2% de brancos; 39,3% de pardos; 4,9% de negros; e 0,5% de amarelos. Na faixa etária de 0 a 14 anos encontram-se 34,7% do total da população do país, enquanto as pessoas entre 15 e 60 anos correspondem a 57,8%. O grupo acima de 60 anos representa apenas 7,3% da população. O crescimento demográfico no ano de 1991 foi de 1,93%, com um índice médio de mortalidade infantil de 68 por 1.000 nascidos vivos. O índice relativo à fertilidade feminina em 1990, indicou um total de 2,7 filhos por mulher. A expectativa de vida é de 62,1 anos para os homens e 68,9 anos para as mulheres.
Nordeste
A macrorregião tem 47.741.711 habitantes, representando 28,12% da população do país, sendo 32.975.425 habitantes na zona urbana (69,07%) e 14.766.286 habitantes na zona rural (30,93%). Com área de 1.554.257,0 km², representando 18,28% da área do país, sua densidade demográfica é de 30,69 habitantes por km² e seu IDH é de 0,685.
1) REPRESAMENTO DE AGUAS E IRRIGAÇÃO
Continuar a construção de açudes grandes, médios e pequenos
2) REFLORESTAMENTO
Pesquisar e produzir mudas de espécies que resistam à seca como: eucalipto, juazeiro, oiticica, gameleira, jatobá, jataí, arueira, umuburana, umbuzeiro, mutambeira, algarobeira, mangueira, cajueiro etc;
3) RECUPERAÇÃO DOS VALES ÚMIDOS
O assoreamento que se processa no leito dos rios, particularmente próximo ao litoral, provoca o extravasamento das águas, que encharcam grandes áreas marginais, formando os brejos e os famosos vales úmidos.
4) ARMAZENS
Construir e gerir na sede dos municípios mais carentes de recursos armazéns.
5) HABITAÇÃO
Atribuir ao Sistema Financeiro de Habitação o encargo de atuar na zona rural, construindo moradias adequadas aos hábitos do campo, a título de assistência social, para erradicar as choupanas e casebres;
6) RECURSOS ALIMENTICIOS
Incrementar a piscicultura em todas as águas represadas.
7) INDÚSTRIA
Incentivar a implantação de indústrias na zona rural, particularmente de tecidos, fertilizantes, alimentos e de rações balanceadas.
8) USO DA TERRA
Promover a Reforma Agrária e a total exploração da terra, taxando progressivamente os latifúndios improdutivos e reduzindo os impostos das terras racionalmente exploradas.
9) USO DA ÁGUA
Conservar a pouca água de chuvas em represas.
10) RIOS LIMPOS
Atribuir um programa de limpezas de rios do litoral para o circulamento de água doce na região.
domingo, 8 de março de 2009
Como todos sabem o Brasil é dividido em cinco regiões (norte, nordeste, sul, sudeste, centro-oeste) e cada uma tem sua cultura.
A cultura é passada de geração em geração e o motivo de serem diferentes é que foram chegando novos povos de vários lugares e foram misturando as culturas.
OS problemas urbanos apresentados nas cidades com um grande número de população hoje em dia é a POLUIÇÃO.
A poluição de hoje em dia pode nos atrapalhar muito com poluição visual, poluição sonora. A poluição tem nos causado um problema muito grave hoje em dia: O aquecimento global.
O aquecimento global é causado pela poluição e nos atrapalha em várias coisas, por exemplo: provocando queimadas, nos causando a seca, etc.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
FINALMENTE
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Apresentando
Esse é meu blog falando sobre geografia com tudo o que a professora pediu.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Gelogia
Esse blog é para um trabalho de escola( 6ºano / 5ª série) e eu gostaria de fazer um bom trabalho.